sexta-feira, 16 de julho de 2010

Coleta seletiva na UENF anima consciência ambiental de funcionárias de Refeitório Escolar

O projeto PROEX-2010: Rumo à Gestão Ambiental na UENF: Redução do Impacto Ambiental do Resíduo Sólido retomou sua participação semanal de Educação Ambiental na Creche Municipal Francisco de Assis, após paralisação por obras na escola. Durante as quartas feiras 30 de junho, 7 e 14 de julho nas salas do Maternal I, GI-B e GII-A, membros da equipe do projeto levaram brincadeiras, canções e camisas, feitas por dobraduras e origami, com as cores do time de futebol do Brasil. As brincadeiras foram construir pirâmides com 6 e/ou 10 copos de yogurt e acertar com um bilboquê de garrafa pet de refrigerante. As canções de entrada e despedida simples e a de movimentação com Foi ao Mercado comprar café... Estas atividades contaram com a participação, animação e espírito maroto das crianças.

Nas fotos as crianças formando um triângulo, dobraduras oferecidas festejando a Seleção e o momento da entrega de materiais da coleta seletiva, do refeitório, pela funcionária líder na escola.

Relata-se que o trabalho de Educação Ambiental com as crianças é gratificante e instrutivo para a equipe e para as crianças. Com estas intervenções uma criança em idade pré-escolar sente a potencialidade do reuso (de copos de yogurt limpos e as dobraduras feitas em folha-A4, já escritas de um lado), se concentra e exercita sua memória acompanhando as canções e faz ligações lógicas ao repetir as estrofes. Além de dar-lhes a possibilidade de criação artística ao ter a opcão de pintar, com lápis de cor, as figuras feitas em origami, deixando-as felizes e a vontade.

A equipe do projeto parabeniza as funcionárias do refeitório da Escola Francisco de Assis pela consciência ambiental que mostram ao fazer a coleta seletiva do material reciclável entregando-o sem resíduos. Elas são: Rosangela L. Manhães, Margareth Modesti, Maria Nilza Miranda, Joselma Valeria, Margareth Rodrigues, Lucia Helena Carreira, Joana M. de Castro Manhães.