domingo, 15 de agosto de 2010

Mobilização para deliberações sobre Agenda 21 Local

Sábado 14 se realizou uma reunião-seminário de contato com a finalidade de constituir a Agenda 21 na cidade. Foi propiciada pela Secretaria de Meio Ambiente da PMCG sob a coordenação do Diretor de Planejamento Ambiental Ronald Macabú Areas.
Mas, o que é a Agenda 21 Local?
Para o Ministério do Meio Ambiente(+) a Agenda 21 Local é um instrumento de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um espaço de discussão pública -um Fórum Agenda 21.
Para a cidade Campo Mourão(*), PR, que trabalha sua Agenda 21 local desde 2003, é "um processo político no sentido amplo da palavra, que visa a construção progressiva de um cenário futuro desejado, fundamentado na sustentabilidade e legitimado pela participação de toda a sociedade".

Este blog quer reforçar uma ação que deve ser uma prioridade nas futuras deliberações da Agenda 21 Local da cidade de Campos dos Goytacazes, o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentável. A cultura do desperdiço e consumismo tornaram-se, nos últimos cinquenta anos(#), propulsores do aumento de demanda de recursos naturais e da geração de lixo que marca o século XXI. Resultando em impactos ambientais severos e em um crescimento de consumo maior do que seus sistemas de sustentação natural. Portanto, é urgente incentivar o uso renovável de recursos da natureza e a redução ao mínimo da geração de resíduos. Isto pode ser feito por meio do estímulo à separação de materiais secos, à coleta seletiva e à reciclagem no nível de processos industriais e do produto consumido, e pelo estímulo à inovação dos produtos para orna-los ambientalmente saudáveis.

(+)http://www.mma.gov.br/
(*)http://www.agenda21cm.com.br/
(#)
Relatório "Estado do Mundo 2010: Transformando Culturas" The Worldwatch Intitute, UMA Editora.