terça-feira, 13 de setembro de 2011

22 de setembro: Dia Mundial Sem Carro, dia de reflexão pelas mudanças climáticas

O evento “Na cidade sem meu carro” ou “Dia mundial sem carro” surgiu na França em 1997. Seu objetivo é conscientizar os cidadãos para os prejuízos do uso excessivo do transporte individual motorizado em detrimento de outros meios que promovem a sustentabilidade, como o transporte coletivo e a bicicleta.
No calendário da cidade de Rio de Janeiro está o Dia Mundial Sem Carro desde 2007 e este ano será o incentivado o uso do Transporte Público. A campanha terá apoio da Fetranspor - a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro. Quem deseje apoiar a campanha deixando o carro em casa, podem ter direito ao benefício de quatro passagem de ónibus, para tal é preciso cadastrar o Renavam do carro na página
www.fetranspor.com.br, entre os dias 9 e 14 de setembro, desse modo ganhará um Riocard com R$ 10 em bônus(1).


Com foco na mobilidade alternativa, a JORNADA BRASÍLIA 2011 DO DIA NA CIDADE SEM MEU CARRO pretende apoiar a transição para um sistema de transporte eficiente de recursos renováveis, promovendo a limpeza do ar, combustíveis sustentáveis e viagens, modos eficientes de propulsão humana(2). Melhor mobilidade também significa que as cidades atinjam um ar mais puro - um ambiente melhor e mais saudável - e muitos benefícios em termos de
redução das emissões nocivas. As cidades devem ser lugares onde as pessoas queiram viver e trabalhar.





Logomarca e desenho de divulgação do Dia Mundial Sem Carro


Na cidade de São Paulo, setembro é o mês da mobilidade e no dia 22 será promovido o Dia Mundial Sem Carro, data comemorada mundialmente, sendo o dia em que as pessoas tomam as ruas de forma alternativa. As primeiras articulações em Brasil começaram em 2001 e atualmente tem mais cidadãos trabalhando para que o mês esteja repleto de atividades e iniciativas que estimulem as pessoas a darem seu primeiro passo para uma mobilidade mais sustentável(3).


Esta é uma data importante para que cada cidadão reflita sobre sua cidade e na sua forma de se relacionar com ela. As ações são simples, basta deixar o carro em casa e adotar outro meio de transporte, como a bicicleta, a carona ou o transporte público. Com esta atitude além de poupar as emissões de CO2 e outros poluentes ainda poderá economizar com combustível e estacionamento. Cada cidadão deve fazer a sua parte!