segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Festas de Fim de Ano: Planejamento para diminuir impactos ambientais em 2012

Neste mês das reuniões, intercambio de presentes, viagens e... da preparação de uma agenda objetivos e metas para o novo ano, que tal, pensar em diminuir o impacto ambiental de nossas atividades praticando o consumo consciente!(1)
1)Praticar a separação de materiais secos: Dar preferência a papéis e embalagens recicladas, escolha as embalagens duradouras e que possam ser reutilizadas, e encaminhe para reciclagem as que não puderem ser reaproveitadas.
2)Pensar em utilidades: Faça você mesmo alguns dos seus presentes, compre produtos artesanais feitos por comunidades, cooperativas ou entidades do terceiro setor e opte por objetos feitos com matéria-prima reciclada.
3)Contribuir com a economia do país: Compre produtos que não sejam piratas ou contrabandeados, assim você estará contribuindo para o aumento de empregos formais e conseqüente diminuindo a violência no seu bairro, na sua cidade, no seu país.
4)Conferir a Responsabilidade Social e Ambiental: Informe-se sobre as empresas das quais vai comprar, consultando a Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial dentro do Guia de Empresas e Produtos do Instituto Akatu ou outras publicações especializadas.
5)Praticar o Reuso: Reaproveitar os enfeites dos anos anteriores e, na compra de novos, prefira os artesanais ou feitos a partir de materiais recicláveis. Após as festas, guarde os enfeites com cuidado e os reutilize no próximo Natal. Na decoração com luzes, use lâmpadas de baixo consumo e apague-as antes de dormir.
6)Quanto aos alimentos nos lanches, jantares e ceias: Comprar apenas a quantidade de alimentos que você estima que realmente será consumida. Prefira produtos cultivados na sua região, reduzindo assim o custo de transporte e o desperdício. Mesmo que a família seja grande e o trabalho depois da ceia também, esqueça os pratos e copos descartáveis, que viram lixo. Opte pelos de porcelana e vidro, que podem ser lavados e reutilizados. E principalmente evite comer e beber em excesso pela saúde de vida e a saúde econômica.
7)Lembrar que: O varejo nem sempre dá conta de acabar com os estoques do Natal e, em geral, depois do dia 25, fazem descontos que podem achegar a metade dos preços dos produtos. Se for viável, deixe para comprar o seu presente nesse período.

Refletir na frase "um crescimento infinito é incompatível com um mundo finito" Quem a formula é Serge Latouche, professor de economia da Universidade de Paris XI – Sceaux/Orsay.(2)

(1)Akatu http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/O-que-e-consumo-consciente-Oito-vantagens-de-antecipar-as-compras-de-Natal
(2)ONGCea http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/tag/mito-do-desenvolvimento-sustentavel/