domingo, 18 de março de 2012

Ações de Consumo Consciente para comemorar o Dia Mundial da Água

No próximo 22 de março será comemorado o dia Mundial da Água, criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193. Em de março de 1992 a Organização das nações Unidas (ONU) divulgou o documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O texto apresentou uma série de medidas, sugestões e informações que serviram para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água(1).
Algumas Informações:
a- Apenas 2,5% da água do nosso planeta é doce e a maior parte está em geleiras.
b- Cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (só essa parcela é própria para o consumo).
c- Grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Lembrar do rio Paraíba, Lagoa Feia, Lagoa de Vigário, etc., em Campos.
d- A agricultura e a pecuária são responsáveis pelo uso de cerca de 90% da água doce do planeta(2).
e- Um litro de óleo, contamina cerca de 1 milhão de litros de água o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.

Sugestões de redução de desperdício da água em residencias:
a- Recomenda-se o aproveitamento da água da chuva, aparando a água que desce das calhas dos telhados e utilizando-a para regar plantas e gramados.
b- Lavar a louça com bacias e não com a água corrente da torneira aberta.
c- Só utilize a máquina de lavar completamente carregada, nunca lave poucas roupas de cada vez, além do desperdício de água, você estará gastando muito mais energia elétrica, que é produzida utilizando-se a água.
d- Nas estações de tratamento de água e nas redes de distribuição e abastecimento fazer uma manutenção adequada periodicamente, o mesmo nos registros e tubulações residenciais.
e- Evitar despejar o óleo doméstico usado no ralo das pias, melhor coloca-los numa garrafa de plástico fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico), caso conheça a cadeia de coleta de óleos encaminhar o óleo usado para esta cadeia.

Sendo assim, o melhor que se tem a fazer é refletir em que:
Só o homem degrada o meio ambiente.
Só o homem pode recuperá-lo
(3).
Logo após, colocar em pratica as sugestões acima mencionadas, parte das atividades de Consumo Consciente, que sirva de comemoração do Dia Mundial da Água.

(1) http://www.diamundialdaagua.net/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=7
(2)REBOUCAS, Aldo da C.. Água e desenvolvimento rural. Estud. av. [online]. 2001, vol.15, n.43 [cited 2012-03-11], pp. 327-344. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142001000300024
(3) http://www.uniagua.org.br/public_html/website/default.asp?tp=3&pag=dicas.htm

domingo, 11 de março de 2012

Cooperativas de catadores atuaram na coleta seletiva no Carnaval 2012

O Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis em parceria com a Coca-Cola, com a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) e a Liga Independente das Escolas de Samba(Liesa) e a Riotur, coordenou o trabalho de catadores no sambódromo, da avenida Marquês de Sapucaí, e nas escolas de samba. Foi uma oportunidade de inclusão a muitos catadores da região central da cidade, do entorno ao desfile das escolas de samba, segundo declarações de Custodio da Silva Chaves foram convocados ao todo dez cooperativas da cidade(1). Segundo o balanço da Limpeza do carnaval 2012 no Rio de Janeiro, da Comlurb, no sambódromo foram mobilizados 80 catadores que recolheram 59 toneladas de materiais recicláveis como latinhas de alumínio, garrafas pet e plásticos filme(2).

(Foto: Imagens/TV Bahia)

Na cidade de Bahia o projeto ”Eco Folia Solidário: O trabalho decente preserva o meio ambiente” informou que foi recolhido através de catadores, se estima que serão recolhidos 65 toneladas de materiais recicláveis dos dois maiores circuitos da festa (Dodô e Osmar) durante os sete dias de carnaval. Os cinquenta camarotes instalados nos circuitos da folia participaram de um projeto piloto, pioneiro em Salvador, de coleta seletiva de resíduos secos recicláveis e úmidos orgânicos. Todo material foi recolhido por 23 cooperativas de catadores de lixo cujo processo foi supervisionado pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb)(3). Neste ano,também, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) concedeu empréstimos a quatro cooperativas de catadores com o objetivo de dar as cooperativas maiores condições de comprar o material coletado pelos catadores avulsos que, além de gerarem renda, contribuem para a preservação do meio ambiente(4).
A Lei Federal 12305/2010: Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) reconhece o trabalho decente e empreendedor de cidadãos, que na sua falta espaço no mercado de trabalho, identificaram uma oportunidade no lixo. Hoje com as preocupações ambientais o serviço deles é necessário, porém constituem o elo mais fraco da cadeia de reciclagem e estão sujeitos a exploração e usurpações promocionadas por empresas de sucata. Promover a organização do catadores em associações e/cooperativas é uma ação de intervenção na pobreza urbana que busca o desenvolvimento e capacitação destes cidadãos.

2012 Ano Internacional das Cooperativas e o
Ano Internacional da Energia Sustentável para todos.



(1)oglobo.globo.com/carnaval/reciclagem-na-sapucai-vai-gerar-80-empregos-3946074#ixzz1oonmU2vE
(2)http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb/exibeconteudo?article-id=2600768
(3)http://www.globalrec.org/2012/02/20/coleta-seletiva-nos-camarotes-promove-a-sustentabilidade-no-carnaval-tribuna-da-bahia/
(4)http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2012/02/20/catadores-de-reciclaveis-recebem-incentivo-para-melhorar-renda