domingo, 4 de agosto de 2013

Politica Pública com visão de futuro em prol da Inclusão SocioEconomica dos Catadores de Materiais Recicláveis: Programa Cataforte III

Em 31 de julho foi realizada a cerimonia de lançamento do programa do Governo Federal para o fortalecimento das organizações de catadores de materiais recicláveis Cataforte 3: Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias
O Programa Cataforte teve início em 2009 fruto de reivindicações e negociações diretas do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) com o Governo Federal e congrega diversas parcerias de órgãos que trabalhavam separadamente o mesmo tema em uma única iniciativa reunindo a Secretaria Geral da Presidência da República, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Trabalho e Emprego, Fundação Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, Banco de Desenvolvimento Econômico e Social, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e a Petrobrás, [1] e [2].

Foto 1: Lançamento da nova etapa do Programa Cataforte, extraída do portal do MNCR referencia [2]
Em 2009 o Programas teve como principal objetivo estimular a organização de grupos de catadores com base nos princípios da economia solidária,  capacitou catadores para estruturarem unidades de coleta e atuarem em rede. Em 2010 deu-se inicio a segunda fase do Programa - Logística Solidária - que fortaleceu a infraestrutura logística das cooperativas, com a aquisição de 140 caminhões para 35 redes de cooperativas e associações de catadores, bem como com a realização de capacitações e prestação de assistência técnica para elaboração de planos de logística [1].   
Nesta terceira etapa o Programa Cataforte aumentou recursos com o objetivo de estruturar redes solidárias de empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, impulsionando a inclusão socioprodutiva e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos o PNRS.

Foto 2: Lançamento da nova etapa do Programa Cataforte, extraída do portal do MNCR referencia [2]

Diversos médios de comunicação tiveram como título da matéria, sobre o lançamento do Programa Cataforte 3, o anuncio do governo federal de destinar duzentos milhões de reais em créditos para empreendimentos de catadores de materiais de recicláveis organizados, ver referencias [3] e [4] do 1/8/2013.
“Esses 200 milhões são um investimento diretamente no meio ambiente. Geralmente se investe no meio ambiente depois que aconteceu alguma catástrofe. Nesse caso, se investe para evitar que o meio ambiente seja degradado”, declarou Alex Cardoso, representante da Articulação Nacional do MNCR, que acredita que a medida que as cooperativas e associações vão se estruturando vai aumentando o reconhecimento da sociedade [2]. 

Após a separação do lixo em moradias e instituições o trabalho do catador é o elo que inicia o ciclo da cadeia produtiva de reciclagem. A ajuda mútua é fundamental para que as pessoas, catadores em particular, desprovidas de capital possam melhorar sua situação social e econômica. 

Um poder público com vontade inovadora, visão de futuro, respeito ao ser humano e consciência ética reconhecerá nos catadores parceiros criativos na luta pela sustentabilidade econômica, social e ambiental!   


[1] http://portal.mte.gov.br/imprensa/manoel-dias-participa-do-lancamento-da-terceira-etapa-do-programa-cataforte-no-palacio-do-planalto.htm
[2]http://www.mncr.org.br/box_2/noticias-regionais/cataforte-3-e-investimento-direto-no-meio-ambiente
[3] http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/07/30/governo-vai-liberar-r-200-milhoes-para-projetos-de-catadores/
[4] http://www.gazzeta.com.br/programa-cataforte-destina-r-200-milhoes-para-a-reciclagem-operada-por-catadores/