sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Valorização do Trabalho do Catador no Expo Catadores 2013


A ferramenta que reúne as ações e meios para viabilizar a coleta e a devolução dos resíduos sólidos (embalagens e produtos em desuso) ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação ambientalmente adequada, é a Logística Reversa. Ela é o instrumento mais importante da Lei Federal 12305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e aquele que garantirá que os materiais descartados nos domicílios e nas indústrias das cidades possam ser reaproveitados diminuindo impactos ambientais e a exclusão social dos catadores quem, há anos, trabalham sem o devido reconhecimento. Em torno da implantação efetiva dela sua regulamentação e avaliação de custos ainda existem debates, ao mesmo tempo a determinação de responsabilidades de vários tipos de resíduos ainda estão em discussão; por exemplo, lixo eletrônico, remédios e medicamentos fora da validade lâmpadas, etc. [1]  

Na 12° Edição do Festival de Lixo e Cidadania, ocorrida em Brasilia entre o 28 e 31 de outubro, Zilda Maria Veloso responsável do Departamento de Ambiente Urbano (DAU) da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente do Ministério de Meio Ambiente manisfestou:"É legítimo o pleito dos Prefeitos, assim como é legítima a reivindicação dos catadores.  Todos que participarem da logística reversa terão que ser remunerados." Finalmente comprometeu-se: "Não vou negociar com os prefeitos e deixar os catadores de fora."[2]   
  
De 18 a 20 de dezembro realizou-se o evento EXPO CATADORES 2013, em ANHEMBI – Centro de Exposições – Pavilhão Oeste São Paulo-SP. Evento que se iniciou em 2009 com o título Revira Volta Expo Catadores é organizado pela Associação Nacional de Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT) e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).[3]

Autoestima de quem enxergou uma oportunidade econômica e de preservação de recursos naturais
A presença da Presidente Dilma Roussef e Ministros de Estado prestigiaram a Expo Catadores 2013, 19-dez.

Neste evento, também conhecido como Revira Volta participaram três representantes da Associação de Catadores RECICLA CAMPOS. As catadoras conseguiram estar presente no evento com o incentivo e apoio do Projeto de Pesquisa e Extensão da Professora Érica Almeida, da UFF, em parceria com professores da UENF e o apoio do MNCR de Rio de Janeiro. Os pontos de destaque, a considerar, foram os seguintes objetivos específicos do evento:
- Divulgar Novas tecnologias Sociais na área da Coleta Seletiva e Reciclagem
- Proporcionar visibilidade do Valor da Profissionalização do Catador na visão do negocio Inclusivo Solidário
- Proporcionar espaço de discussão de Políticas Públicas relacionadas ao trabalho do Catador.[4]
Estes objetivos claramente identificados pelas representantes de Campos que sentem como afetou o fechamento, há 18 meses, do lixão da Codin, sem preparar as alternativas de renda para os catadores idosos, doentes e aqueles que desejam continuar no serviço de triagem, coleta e separação de resíduos para beneficio do meio ambiente e do saneamento da cidade de Campos. 

sábado, 21 de dezembro de 2013

Festas de Final de Ano: Planejamento e Reutilização reduzem gastos e afirmam consumo consciente

O projeto de Extensão Rumo à Gestão Ambiental da UENF: coleta seletiva uma ação de saneamento ambiental, elabora produtos para a celebração das festas de final de ano. Neste ano foi aproveitado um grande numero de pastas  plásticas que foram chegando para triagem  no trabalho de coleta de materiais recicláveis, atividade executada, de segunda sexta uma vez por dia, no campus da Universidade Estadual do Norte Fuminense Darcy Ribeir. Adicionalmente, são organizadas as tarefas de confecção de protótipos de produtos artesanais com os materiais recicláveis coletados. Desta maneira, esta última tarefa que tem a finalidade de agregar valor aos resíduos coletados, via pesquisa, inventiva e qualidade na confecção dos produtos.

Preparando cisnes em origami modular, com folhas de papel coletadas.
Cisnes com folhas de revistas e folhas de relatórios acadêmicos.
Pastas plásticas para a árvore de Natal do Centro de Triagem. 
Árvore sendo enfeitada para criar o ambiente das Festas 
Preparando cartões de mensagens para os colaboradores da Coleta Seletiva.
Cartões preparados usando as técnicas kirigami e colagem.

A equipe que planeja e executa as atividades deste Projeto de Extensão deseja a todos os leitores 
BOAS FESTAS! E PRÓSPERO ANO 2014!
Exorta-se a separar os resíduos e a entrega dos meterias recicláveis para Coleta Seletiva que apoie Associações de catadores! Essa é uma pratica do consumo consciente e inclusão social.  

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A prática do consumo consciente se inicia com a separação do lixo



Nelson Mandela (1918- 5 dezembro 2013)

No mês de dezembro, a maioria das instituições e empresas fazem um balanço dos resultados do ano que esta terminando e projeta o que se deseja no ano 2014. Para tal, é importante ter foco na comunicação interna, os relacionamentos interpessoais e a relação entre os chefes e os colaborados. Em caso dos pontos levantados não irem bem, não haverá confraternização, só obrigação. No caso do amigo secreto, também, a falta de descontração e de afinidade entre os participantes poderá provocar até situações constrangedoras nada positivas para uma equipe. 
Mas, qualquer que seja o evento que se decida realizar, este é um bom momento para não perder o foco: de continuar praticando  um consumo sustentável. Sendo que esta prática se vê reforçada quando há uma experiencia com a separação dos resíduos que cada uma das atividades humanas produz. 
A seguir relaciona-se umas praticas de consumo consciente, são adaptações elaboradas sobre o artigo Dicas para o Consumo Consciente encontradas em [1].  
- Estar convencido do seu real objetivo quando for fazer uma compra, quer dizer, ter certeza de sua real necessidade.
- Dê preferência para produtos de maior durabilidade e de origem conhecida, ou seja, de fornecedores responsáveis. 
- Dê preferência para produtos de maior durabilidade e de origem conhecida. Procure saber mais do produto, busque se possui certificações (por exemplo, Inmetro, selo Verde, selo de produto orgânico, etc. Saiba sobre suas assistências técnicas e garantias). Assim evita comprar produtos que vem de contrabando.
- Nestas Festas, Natal e dia de Reis Magos, evite muitos embrulhos e embalagens para seus presentes (consumem papel, papelão e fitas em excesso)
- Mude de pensamento: "eu trabalho duro todo dia, eu mereço!"; em relação a compensação de uma semana árdua e tensa de trabalho com um passeio no shopping, adquirindo roupas e acessórios que te fazem sentir mais atraente, ou até mesmo com um artigo de decoração para tua sala. Pense que merece, sim, mais tempo de qualidade junto com a sua família, ter mais tempo livre para fazer exercícios e correr no parque, mais tempo de conversa com os amigos e merece ser feliz!  Como toda criatura do universo o mesmo que as árvores e as estrelas [2] , tem direito a um lugar no planeta ou na galaxia .
Abrace a separação de resíduos e o consumo consciente!

[2] Max Ehrmann (1927) Desiderata (desejos ou aspirações).