sexta-feira, 3 de julho de 2015

A Coleta seletiva na UENF sob a coordenação do Projeto de Extensão: A matemática na reciclagem, gestão da coleta e desenvolvimento da tecnologia no Norte Fluminense em novembro de 2018

Iniciativa de professora do Laboratório de Engenharia de Produção continua a promover hábitos de separação de resíduos no ponto de geração, neste ano, identificando quanto das ferramentas matemáticas são utilizadas para otimizar a coleta, o estoque e a armazenagem: na gestão dos materiais recicláveis gerados na instituição. O trabalho é compartilhado com os que acreditam que devemos preservar recursos naturais e com o apoio da Prefeitura do Campus e a Pro-Reitoria de Extensão.

Com o intuito de aumentar valor ao trabalho desenvolvido pelos catadores (ou recolectores de lixo reciclável) e inspirados na necessidade de implementar as Leis: Estadual 40645/2007 da coleta seletiva em instituições estaduais e a Lei Federal 12305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a UENF apoia à equipe do projeto dedicado a Coleta Seletiva, desde 2005.

Este ano, o projeto deseja comemorar o Biênio da Matemática Brasil (2017-2018) e quis resgatar ou colocar em evidencia o afazer diário, necessário, de qualquer catador, individual ou associado em cooperativas, para levar a frente o seu empreendimento: ganhar seu sustento retirando do lixo os materiais recicláveis. Atividade historicamente marginalizada e sujeita a exploração pelo mercado da sucata, desconsiderando a importância da proteção ao Meio Ambiente que os catadores realizam ao encaminhar seus materiais coletados para a industria da reciclagem, ver foto a seguir. 

Preparando  a entrega de material e realizando-a no galpão da Cooperativa de Triagem no Novo El Dorado.
           
Durante os meses meses de junho a outubro foram trabalhados os temas de escalação de tarefas entre os membros da equipe, que trabalha arranjos e permutações, para dividir as tarefas básicas por competências de cada membro que colabora no Projeto. Alem de formas de medida com as necessárias adições, multiplicações e divisões. A armazenagem que reduz volumes serviu para trabalharmos geometria espacial ou tridimensional, permitiu assim caixas convertidas em laminas de papelão, ver fotos acima. Utilizando arte chinesa origami e com a arte finlandesa Himmeli experimentou-se a confecção e desenvolvimento de produtos artesanais, cuja elaboração se comunica melhor utilizando faces, vértices, diagonais e chegando a sólidos em três dimensões, como a foto abaixo.

Com canudinhos elaboraram-se sólidos, aqui um de base um pentágono e faces triangulares
  Apresentar a arte himmeli pode ser, sim, uma alternativa de agregar valor ao material reciclável coletado; com dedicação e cuidado na construção levaria a uma atividade de artesanato ao seu trabalho em prol do meio ambiente. O empreendimento dos catadores de ter encontrado uma forma legal de ganhar dinheiro, porém pouco e com alto risco para sua saúde, deve incentiva-los para buscar uma boa administração na coleta e com o reuso, mais arte e a observação por demanda de novos objetos úteis eles poderiam vende-los a maior preço melhorando sua remuneração.  
No més de outubro receberam-se livros bem elaborados, atuais e de autores responsáveis que são  utilizados, pelo ensino a distancia gratuito e de qualidade, e foram colocados a disposição dos interessados na UENF, no nosso Centro de Triagem e no Restaurante Universitário, com a devida autorização dos doadores e da Prefeitura do campus, como se mostra na foto. 
Livros a disposição de estudantes,professores e visitantes dpredio P5 da UENF