sábado, 28 de julho de 2012

Sem Usina de Triagem em Conselheiro Josino: O que se faz com os materiais recicláveis do lixo coletado?

No Estado de Rio de Janeiro foi informado que a Coleta seletiva dos seus municípios atinge somente 3% a 5% do total de lixo coletado nelas. E desse montante 75% é coletado por catadores e somente 25% desta coleta é realizada sob responsabilidade das Prefeituras ou suas empresas contratadas.[1].
A coleta é o início do processo de valorização daquilo que é desprezado e descartado e esse foi o espaço económico encontrado pelos catadores para buscar sua subsistencia. Os catadores escolheram esta opção porque os tira do caminho da criminalidade, do desemprego ou da mendicancia.
Em Campos com o fechamento do aterro controlado da Codin, em 16 de junho, em meio das deliberações com representas dos catadores, a Prefeitura e a empresa Vital Eng. Ambiental, previstas na Lei Federal da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PN RS). Como conseqüência não foi definido o funcionamento da usina de triagem cujas instalações foram construídas pretendendo se fazer a separação dos materiais recicláveis antes de ser enviado a Conselheiro Josino onde está o aterro sanitário. Porém, até hoje não funciona a usina foram criados novos lixões na contramão da Lei 12305/2010 da PNRS. Então, é pertinente se fazer a pegunta: O que se faz com os materiais recicláveis do lixo coletado?
Enquanto a sensibilidade social de algumas Prefeituras contrata associações de catadores para a coleta seletiva, (por exemplo, o Município de Lenções Paulista) aqui em Campos fecharam o lixão da Codin, que aumentava a coleta seletiva, sem uma definição para os catadores que conhecem sobre separação e coleta dos materiais secos. Aumentou-se a perda dos materiais recicláveis em Campos, materiais que há 30 anos vinham sendo coletados pelos catadores do lixão, situação acentuada porque entrou em funcionamento um aterro sanitário que não separa materiais porque ela não tem usina de triagem.
[1] http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-mais-limpo/noticia/2012/04/rio-promete-aumentar-em-5-vezes-coleta-seletiva-ate-copa-de-2014.html
do-catador