sexta-feira, 28 de maio de 2010

5 de junho: Dia Internacional do Meio Ambiente

Quanto de florestas? Quanto de água doce estará disponível para as gerações que nascerão em 2020?
São perguntas sobre as quais se deve refletir para comemorarmos o dia do meio ambiente.
Comparando a população mundial em 1990,de 5,2 bilhões, e em 2000, de 6,1 bilhões, podemos dizer que haverá maior necessidadede água doce para consumo da população e, as provisões do planeta não aumentarão, por exemplo.
Manter a qualidade de vida que se desfruta, ainda, em 2010 para as futuras geraçães vai depender de despertar para a responsabilidade com a degradação ambiental, de cada um dos habitantes do planeta.
Para nos envolvermos em atitudes proativas que protejam o consumo de água recordar algumas informações: da quantidade de água existente no planeta 97,5% é de água salgada; 2,5% é de água doce, porem encontram-se em geleiras ou regiões subterrâneas (aquíferos) e só o 0,01% é de água doce disponível para consumo, segundo dados em www.uniagua.org.br.
A seguir algumas dicas para começar atitudes de consumo consciente:

Feche a torneira ao escovar os dentes e ajude uma criança:
Um em cada dez brasileiros bebe água sem qualquer tratamento. A falta de saneamento provoca doenças que matam 15 crianças no país todos os dias.Cada vez que você e mais seis amigos fecharem a torneira ao escovar os dentes, vão economizar 122 litros de água tratada. É o suficiente para atender as necessidades diárias de uma criança.

Cuidado com os pequenos gastos
Muito cuidado com os pequenos gastos: o dinheiro que usamos todo dia em despesas que parecem pequenas, ao final de um ano poderia pagar uma viagem de férias, ou fazer uma bela diferença na sua poupança.

Não desperdice alimentos e contribua com a diminuição da fome e do lixo
O Brasil desperdiça 14 milhões de toneladas de alimentos por ano. Entre o campo e a mesa, as perdas chegam a 60% de toda a produção. Dentro de casa, calcula-se que uma família de classe média desperdice, por dia, 500 gramas de comida. Se 500 mil famílias planejarem suas compras e reduzirem pela metade a quantidade de alimentos que jogam fora, 45 mil toneladas de comida deixarão de ir para o lixo a cada ano, o suficiente para alimentar 250 mil pessoas pelo mesmo período. Use a criatividade e reaproveite cascas, sementes, e outras sobras de primeira qualidade

Reduza o tempo do banho
Se você reduzir seu banho de 12 para 6 minutos, poderá economizar a cada dia energia bastante para manter uma lâmpada acesa por 7 horas.

Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos

Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar

Separe seu lixo
Recicle e contribua para economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos

Use a frente e o verso do papel e salve dezenas de árvores
Cada tonelada de papel economizada preserva cerca de 15 árvores. Se, como você, 20% dos consumidores brasileiros decidirem usar racionalmente o papel de escrever e baixarem em ¼ o seu consumo, a cada mês deixarão de ser utilizados 95 hectares de florestas, o equivalente a 116 campos de futebol.
Fonte: http://www.akatu.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário