quarta-feira, 8 de setembro de 2010

7 de setembro Dia da Independência do Brasil e a Sustentabilidade para a Terra

Em sete de setembro se comemora o dia em que o Brasil finalizou seu processo de emancipação política do reino de Portugal, com a declaração Independência ou Morte! feita pelo Príncipe Regente Pedro de Alcântara. Logo, ele foi nomeado imperador do Império Brasileiro, com o título de Dom Pedro I. Como a História do Brasil descreve, foi um processo que se iniciou aproximdamente em 1808 e terminou em 1822.
A nova situação do Brasil independente foi reconhecida, primeiro, pelos Estados Unidos e pelo México. Por causa dos compromissos financeiros, que Portugal exigiu, o Brasil iniciou nesse periodo o endividamento externo com a Inglaterra.
Na atualidade se tem outro processo, para o que devemos tomar providencias: é a de dar continuidade e perenidade às espécies vivas da terra e dos insumos minerais; o que nos remete a resguardar o futuro da espécie humana. Esse processo se refere à luta pela sustentabilidade, cujo sentido essencial é de responsabilidade pelas condições de vida das futuras gerações1. Para atingir esta essência, são necessárias mudanças no desenvolvimento de tecnologias, no desenvolvimento da produção e no consumo de produtos e/ou serviços.
Nesta luta pela sustentabilidade, então será necessária eficiência na produção e mudanças nos padrões de consumo o qual deve estar centrado no atendimento das necessidades básicas de todos, principalmente dos que na atualidade não a satisfazem, os pobres; na redução do desperdício e no uso eficaz de recursos finitos no processo de produção. A completa independência poderá ser alcançada quando possamos entender que é urgente uma mudança de postura das ações humanas em relação à biodiversidade, à atmosfera, para que seja garantida a continuidade da vida2.

1J. E. da VEIGA. Sustentabilidade Equivocada. Caderno Ilustríssima, Folha de São Paulo, 5 de setembro de 2010.
2L. BOFF. Ética do Cuidado.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cpfl/patrocinador_232151.shtml visitado em 3 de setembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário