quarta-feira, 30 de março de 2011

A Hora do Planeta

A cada dia temos mais “contato” com desastres naturais: ondas de calor insuportáveis, secas intermináveis mais prolongadas, enchentes devastadoras, incêndios florestais, furacões avassaladores e como estamos acompanhando nos últimos dias o terremoto e subseqüente tsunami no Japão considerado um dos 10 maiores do século onde já se estima um número de 28 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos(1).


A lei física de ação e reação, aprendida na escola regular ou no dia-a-dia, está se manifestando pela escola da vida. O planeta, como uma conseqüência natural, em algum momento sentiria os impactos dos descuidos humano com o meio ambiente e reage para conseguir manter sua estabilidade. E, em consequência disso, nossa postura que não mede inter-relações e a pouca memória juntas recebem as reações atmosféricas, movimentos telúricos, poluição e aquecimentos terrestre e já era de se esperar que sofreríamos com catástrofes que afeta o “nosso desenvolvimento”. Porém são só chamadas para que possamos equacionar e definir nossa passagem pela vida, respeitando os outros, convivendo em equilíbrio com o eco-sistema.

Sabemos que as principais atribuições relacionadas ao aquecimento global são relacionadas a atividades humanas. Mas se nós fomos os causadores do problema também nós podemos ajudar a resolvê-lo. Uma boa oportunidade para isso foi a Hora do Planeta, que ocorreu no último sábado dia 26/03/2011 das 20h30 às 21h30, uma iniciativa da Rede World Wildlife Fund WWF para enfrentar as mudanças climática(2) e (3).

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. Em 2010, a Hora do Planeta foi um sucesso absoluto, com recordes estabelecidos no mundo e no Brasil. Globalmente, 105 nações, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais aderiram. Já no Brasil, mais de três mil empresas, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras participaram do movimento simbólico de alerta contra o aquecimento global e em favor da conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos(4).


Durante esses 60 minutos, governo, cidades, empresas e pessoas são convidados a apagar suas luzes para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. Assim como foi com pequenos passos que caminhamos em direção a atos que prejudicam nosso planeta, também com pequenos passos caminharemos rumo a ações que podem ajudá-lo! Façamos nossa parte na Hora do Planeta! Esta ação aumentará a curiosidade e ajudará a reflexão sobre quanto do planeta usamos para manter nosso estilo de vida, ou seja, quanto é nossa pegada ecológica!





Nenhum comentário:

Postar um comentário