domingo, 9 de outubro de 2011

12 de outubro: Por crianças envolvidas com a preservação do planeta e o consumo racional dos recursos naturais

Está próxima a data de comemoração, no Brasil, do Dia das Crianças. Embora tenha-se convertido numa data de expectativa comercial e negócios, ainda há a oportunidade de refletir e acreditar nas crianças continuam sendo a esperança de um Mundo Melhor. Para tal, cada um dos adultos de hoje deve reconhecer que a medida que o planeta está aumentando sua população e a tecnologia de informação aproxima seus habitantes tornando o mundo mais interdependente e frágil. Deve-se reconhecer que o planeta possui uma grande diversidade cultural e formas de viver, mas conforma uma família humana e uma comunidade com um destuno comum (1) . O planeta proporcionou aos humanos condições para a evolução da vida. Depende-se, portanto da conservação de seus sistemas ecológicos saudáveis,da variedade se seus animais e plantas, solos férteis, águas puras e ar limpo. Tem-se de cuidar do planeta e um dos outros!

Faz-se necessário buscar um modo de vida sustentável aos níveis local, nacional, regional e global. Respeitando e colocando em prática de modo criativo os seguintes princípios:


I-Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida

II-Proteger e Restaurar a Integridade Ecológica

III-Garantir Justiça Social e Econômica

IV-Trabalhar pela Democracia, Não Violência e Paz

O exemplo de adultos comprometidos na prática dos princípios assinalados, será o que mostre as crianças, de hoje, o caminho para alcançar a sustentabilidade a intensificação da luta pela justiça e pela paz como uma celebração a vida.


Lembrar no Dia das Crianças que um outro mundo é possível, buscar mais informação sobre a biodiversidade e novas atitudes quanto ao consumo dos recursos naturais e maior consciência coletiva.

(1) Carta da Terra , versão Integral http://www.cartadaterrra.com.br/ctoriginal.htm
(2) Carta da Terra para Crianças http://www.cartadaterra.com.br/cart_da_terra1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário