domingo, 10 de março de 2013

Rio de Janeiro, sem ter solo plano, incentiva uma opção de transporte ambientalmente amigável: a BICICLETA

Há pouco a cidade de Rio de ganhou o título de Capital da Bicicleta. O prêmio foi dado pelo Transport Research Board, um instituto de pesquisa com sede em Washington.
Cada vez mais, as bicicletas estão se tornando uma modalidade de transporte, deixando para trás o estigma de equipamento  meramente usado para o lazer. Segundo dados da ONG Transporte Ativo, no município de Rio de Janeiro, o número de viagens de bicicleta pulou de 217 mil por dia para 420 mil entre os anos 2004 e 2012, estes dados também foram utilizados pela PMRJ. [1]
Embora a premiação recebida, pelo esforço que esta começando no município de Rio, este modal de transporte apresenta serias dificuldades, mencionam-se algumas:
- Falta investimentos em infra estrutura viária compartilhada, isto é ruas com ciclovias e/ou ciclofaixas protegidas,
- Respeito às regras de trânsito do Código Brasileiro de Trânsito,
- Falta de vestiários nas empresas e instituições educativas, além de bicicletários confiáveis,
- Necessidade de mudar a mentalidade do cidadão - que acha chique viajar de carro -.
Na cidade de Campos, cuja geografia é de planície e que começa a sofrer de engarrafamentos em suas ruas, poderia-se resgatar e realçar o uso de bicicletas fortemente usados pela população oferecendo melhorias e ampliação das ciclovias existentes.
A seguir, alguns dados no cartaz retirado de [2]   
O uso das bicicletas nas grandes cidades      Infográfico: O uso das bicicletas nas grandes cidades | .
[1] Matéria da Revista Amanhã do Jornal O Globo, "As bikes invadem as ruas", 5-3-2013 http://oglobo.globo.com/amanha/as-bikes-invadem-as-ruas-7744717#ixzz2NABTfTnt 
[2] http://conteudo.extra.com.br/html/infografico/uso-da-bicicleta.html

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