sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Curitiba abre credenciamento para dar autonomia a catadores na gestão de recicláveis

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na fonte (1), abriu credenciamento para cooperativas e associações de catadores interessadas em assumir a gestão de unidades de triagem de material reciclável. O credenciamento – que fica aberto até o fim do ano – faz de Curitiba a primeira capital a criar condições para a destinação direta dos resíduos recolhidos pelo serviço municipal de coleta seletiva para os catadores, conforme preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
principal





    FOTOde: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-abre-credenciamento-para-dar-autonomia-a-catadores-na-gestao-de-reciclaveis/35508
A eliminação de atravessadores no processo de gestão do material reciclável é um dos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com o edital de credenciamento, Curitiba abre para as entidades de catadores a possibilidade de assumir essa gestão, que hoje conta com a colaboração do Instituto Pró-Cidadania (IPCC) e da Fundação de Ação Social (FAS), por meio do Programa EcoCidadão.
As associações e cooperativas credenciadas serão remuneradas pelo volume de material que chegar aos barracões, encaminhado diretamente pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que se compromete a destinar para cada unidade o mínimo de 10 toneladas semanais de recicláveis. Além dos resíduos recolhidos pelos caminhões de coleta seletiva, as unidades de triagem receberão também o volume recolhido nas Estações de Sustentabilidade. O edital de credenciamento prevê um acréscimo na remuneração por tonelagem para entidades vinculadas ao EcoCidadão que não possuem barracões




disponibilizados pelo poder público ou por terceiro.
A remuneração por tonelagem irá se somar aos valores provenientes da venda dos recicláveis pelas entidades. Além disso, o edital estabelece que quanto maior for o índice de eficiência em reciclagem maior será o repasse de resíduos recicláveis para as associações, possibilitando dessa forma um maior investimento.
Ganhos
“O novo processo de trabalho permitirá ao catador tornar-se um agente ambiental mais completo e eficiente, com ganhos  sociais, educacionais  e ambientais para todos”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima.

“Vale destacar que as associações não ficarão sem amparo, já que o edital prevê situações diferenciadas para as cooperativas que até agora dependiam em maior e menor grau do Instituto Pró-Cidadania”, destaca o supervisor administrativo do Pró-Cidadania, Araí de Lara Bello Filho.

“O programa EcoCidadão surgiu há oito anos com o objetivo de promover socialmente os catadores, valorizando esses agentes ambientais da cidade. O novo modelo de gestão dá a oportunidade de as associações trabalharem como pequenas empresas, ampliando a capacidade das cooperativas e sua participação no trato das questões ambientais da cidade", explica o superintendente do Instituto Pró-Cidadania, Gerson Guelmann.

A publicação do edital de credenciamento para associações e cooperativas de catadores de material reciclável atende às exigências da Constituição Federal, da Lei de Licitações (Lei Federal nº 8.666 de 27 de maio de 1998),  e da Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela Lei Federal nº 12.305 de 02 de agosto de 2010.

Além das às 21 associações ligadas ao EcoCidadão, o credenciamento é aberto a outras cooperativas interessadas, desde que atendam os  requisitos previstos no edital – entre eles, estarem constituídas há pelo menos dois anos.

Como vai funcionar

As associações interessadas em participar do credenciamento devem manifestar-se apresentando documentação na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Curitiba até o dia 14 de dezembro de 2015. A lista completa dos documentos e pré-requisitos está disponível no link: http://multimidia.curitiba.pr.gov.br/2014/00157285.pdf.

Caberá à credenciada fazer a gestão administrativa e operacional do trabalho da equipe e dos catadores, organizados em sistema de cooperativas e associações de trabalhadores. Além disso, a credenciada deverá comprovar economicamente a destinação social dos recursos oriundos da comercialização dos resíduos recicláveis, promovendo o desenvolvimento social da cooperativa e associação e de seus cooperados/associados, de acordo com a legislação vigente da categoria. Fica proibida a utilização de animais e trabalho infantil e é obrigatório seguir as normas ambientais e de segurança no trabalho.

Essas e outras informações podem ser acessadas no Edital nº 002/2014-SMMA, publicado no site da Prefeitura de Curitiba (http://multimidia.curitiba.pr.gov.br/2014/00157285.pdf).

(1) http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-abre-credenciamento-para-dar-autonomia-a-catadores-na-gestao-de-reciclaveis/35508

Nenhum comentário:

Postar um comentário