quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Comemore as Festas, sem esquecer da sustentabilidade

Na próxima comemoração do Natal e da chegada do ano 2011 lembrar que, como consumidores devemos ter consciência das causas e efeitos do que pretendemos consumir aproveitando para divulgar o Consumo Consciente.

Evitar produtos supérfluos, de má qualidade, de pouca durabilidade, nocivos a saúde, piratas e os de contrabando. Estas dias contribuem com o planeta e com a economia local. No caso do contrabando, diminui os impactos ambientais que podem ser causados pelo transporte desses materiais.
Fotos dos cartões de Natal, elaborados pela equipe do projeto após preparar papel reciclado e origami arquitetónico

Ao escolher presentes, dar preferência a presentear com serviços, por exemplo ingresso a cinemas, tratamento em salões de cabeleireiro, vales ou cartões de compra, pacotes turísticos, cursos, etc.
Reduzir as embalagens, dar preferência aos produtos com refil ou com embalagens aproveitáveis após o consumo do produto.
Em relação aos enfeites de Natal: reaproveite ou recicle manualmente os enfeites que já possui, com isto esta praticando a três R's que preservarão o planeta; em relação às lâmpadas natalinas desligue-as antes de ir a dormir, assim diminuirá o consumo de energia eléctrica.
Reduzir o lixo evitando o excesso de embrulhos; os talheres, copos e pratos plásticos.

Comprar a quantidade de alimentos que serão consumidos, evitando o desperdício.

Finalmente, doar objetos: roupas e brinquedos que já não utiliza, mas que estão em bom estado. Pode ser entregue para instituições de assistência reconhecidas, de sua cidade, ou para alguma igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário