sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sobre a Inclusão Económico-Social do Catador

Catador é a pessoa que consegue ganhar o seu sustento selecionando materiais comerciáveis, ou seja, recicláveis do lixo urbano. Essa prática é realizada a través da coleta seletiva apoiada por alguns parceiros que doam seu lixo seco, quer dizer, seus recicláveis selecionado na fonte ou através da caça de recicláveis das ruas e lixões sacando recicláveis do lixo misturado dos domicílios.
Então, o trabalho do catador diminui o peso e volume do lixo que seria destinado aos aterros pelas empresas que fazem a coleta de lixo numa cidade, economizando esforços e consumo de combustível para o transporte desses materiais até o destino final. É um serviço para a população e a favor da natureza, pois evita o consumo de mais recursos naturais, que poderão se esgotar de não ser enviado para reciclagem. Portanto, merecem politicas publicas que fortaleçam seu perfil empreendedor e ecológico visando sua emancipação económica. www.lixo.com.br


Fotos dos cartões de Natal e do quadro infantil elaborados pela equipe do projeto Rumo a Gestão Ambiental no Campus, com materiais recicláveis selecionados da coleta seletiva na UENF .

A Lei Federal 12305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi sancionada pelo Presidente Lula em 2 de agosto de 2010. A PNRS estabelece a responsabilidade compartilhada, entre fabricantes, comerciantes e consumidores, relativa ao destino final e/ou reciclagem dos produtos comercializados. Esta lei dá uma expectativa de maior reconhecimento ao valor do catador na cadeia da reciclagem. Esta situação pode garantir ao catador, organizado em associações ou cooperativas, sua inclusão social e económica com aumento de escala dos materiais recicláveis coletados.
Finalmente adicionado pesquisa e aprimoramento ao trabalho de alguns catadores na confecção de objetos úteis e competitivos, usando materiais recicláveis, a renda das associações ou cooperativas catadores poderá melhorar, e em muito.
2010 foi um ano importante para a gestão do lixo nas cidades, porque após 21 anos, de discussão na Câmara Legislativa, o projeto de PNRS foi aprovadado. Nela se consagra o aspecto sócioeconómico da reciclagem ao reforçar o papel das cooperativas de catadores, como agentes na gestão do lixo, resgatando tambem o aspecto ecológico do trabalho de coleta seletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário