domingo, 18 de março de 2012

Ações de Consumo Consciente para comemorar o Dia Mundial da Água

No próximo 22 de março será comemorado o dia Mundial da Água, criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193. Em de março de 1992 a Organização das nações Unidas (ONU) divulgou o documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O texto apresentou uma série de medidas, sugestões e informações que serviram para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água(1).
Algumas Informações:
a- Apenas 2,5% da água do nosso planeta é doce e a maior parte está em geleiras.
b- Cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (só essa parcela é própria para o consumo).
c- Grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Lembrar do rio Paraíba, Lagoa Feia, Lagoa de Vigário, etc., em Campos.
d- A agricultura e a pecuária são responsáveis pelo uso de cerca de 90% da água doce do planeta(2).
e- Um litro de óleo, contamina cerca de 1 milhão de litros de água o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.

Sugestões de redução de desperdício da água em residencias:
a- Recomenda-se o aproveitamento da água da chuva, aparando a água que desce das calhas dos telhados e utilizando-a para regar plantas e gramados.
b- Lavar a louça com bacias e não com a água corrente da torneira aberta.
c- Só utilize a máquina de lavar completamente carregada, nunca lave poucas roupas de cada vez, além do desperdício de água, você estará gastando muito mais energia elétrica, que é produzida utilizando-se a água.
d- Nas estações de tratamento de água e nas redes de distribuição e abastecimento fazer uma manutenção adequada periodicamente, o mesmo nos registros e tubulações residenciais.
e- Evitar despejar o óleo doméstico usado no ralo das pias, melhor coloca-los numa garrafa de plástico fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico), caso conheça a cadeia de coleta de óleos encaminhar o óleo usado para esta cadeia.

Sendo assim, o melhor que se tem a fazer é refletir em que:
Só o homem degrada o meio ambiente.
Só o homem pode recuperá-lo
(3).
Logo após, colocar em pratica as sugestões acima mencionadas, parte das atividades de Consumo Consciente, que sirva de comemoração do Dia Mundial da Água.

(1) http://www.diamundialdaagua.net/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=7
(2)REBOUCAS, Aldo da C.. Água e desenvolvimento rural. Estud. av. [online]. 2001, vol.15, n.43 [cited 2012-03-11], pp. 327-344. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142001000300024
(3) http://www.uniagua.org.br/public_html/website/default.asp?tp=3&pag=dicas.htm

Um comentário:

  1. Convido vocês ao meu blog de design sustentável.
    http://marciodupont.blogspot.com

    ResponderExcluir