domingo, 11 de março de 2012

Cooperativas de catadores atuaram na coleta seletiva no Carnaval 2012

O Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis em parceria com a Coca-Cola, com a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) e a Liga Independente das Escolas de Samba(Liesa) e a Riotur, coordenou o trabalho de catadores no sambódromo, da avenida Marquês de Sapucaí, e nas escolas de samba. Foi uma oportunidade de inclusão a muitos catadores da região central da cidade, do entorno ao desfile das escolas de samba, segundo declarações de Custodio da Silva Chaves foram convocados ao todo dez cooperativas da cidade(1). Segundo o balanço da Limpeza do carnaval 2012 no Rio de Janeiro, da Comlurb, no sambódromo foram mobilizados 80 catadores que recolheram 59 toneladas de materiais recicláveis como latinhas de alumínio, garrafas pet e plásticos filme(2).

(Foto: Imagens/TV Bahia)

Na cidade de Bahia o projeto ”Eco Folia Solidário: O trabalho decente preserva o meio ambiente” informou que foi recolhido através de catadores, se estima que serão recolhidos 65 toneladas de materiais recicláveis dos dois maiores circuitos da festa (Dodô e Osmar) durante os sete dias de carnaval. Os cinquenta camarotes instalados nos circuitos da folia participaram de um projeto piloto, pioneiro em Salvador, de coleta seletiva de resíduos secos recicláveis e úmidos orgânicos. Todo material foi recolhido por 23 cooperativas de catadores de lixo cujo processo foi supervisionado pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb)(3). Neste ano,também, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) concedeu empréstimos a quatro cooperativas de catadores com o objetivo de dar as cooperativas maiores condições de comprar o material coletado pelos catadores avulsos que, além de gerarem renda, contribuem para a preservação do meio ambiente(4).
A Lei Federal 12305/2010: Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) reconhece o trabalho decente e empreendedor de cidadãos, que na sua falta espaço no mercado de trabalho, identificaram uma oportunidade no lixo. Hoje com as preocupações ambientais o serviço deles é necessário, porém constituem o elo mais fraco da cadeia de reciclagem e estão sujeitos a exploração e usurpações promocionadas por empresas de sucata. Promover a organização do catadores em associações e/cooperativas é uma ação de intervenção na pobreza urbana que busca o desenvolvimento e capacitação destes cidadãos.

2012 Ano Internacional das Cooperativas e o
Ano Internacional da Energia Sustentável para todos.



(1)oglobo.globo.com/carnaval/reciclagem-na-sapucai-vai-gerar-80-empregos-3946074#ixzz1oonmU2vE
(2)http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb/exibeconteudo?article-id=2600768
(3)http://www.globalrec.org/2012/02/20/coleta-seletiva-nos-camarotes-promove-a-sustentabilidade-no-carnaval-tribuna-da-bahia/
(4)http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2012/02/20/catadores-de-reciclaveis-recebem-incentivo-para-melhorar-renda

Nenhum comentário:

Postar um comentário