segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ação em prol do Planeta: Revisão de dicas para proteger nosso meio ambiente

Brasil foi escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) como a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente, o 5 de junho, antecipando-se à realização da Conferência Mundial do Meio Ambiente - a Rio+20. Essas celebrações tem a intenção de motivar à Reflexão sobre o Meio Ambiente e o título do tema central é "Economia Verde: ela te inclui?"(1).
Economia Verde: ela te inclui? Sim, inclui a todos nós. Como sociedade, temos de fazer a nossa parte, agir de acordo com nossas possibilidades, atuarmos como cidadãos e cobrar de governos e empresas que desenvolvam projetos, produtos e serviços que aumentem a qualidade de vida das pessoas, sem que isso signifique danos ambientais. São necessárias políticas que visem a adoção de modelos econômicos que prevejam o melhor atendimento da população, especialmente em infraestrutura básica, como acesso à água e serviços de saneamento ambiental(1).
A seguir uma revisão de ações para participarmos, melhor, nesta celebração:
-Pratique a separação dos resíduos em casa e no trabalho, separe lixo seco do orgânico. Lembre-se de que o lixo seco é de materiais recicláveis e devem ser lavados (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel e papelão).
-Utilize papel reciclado. Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.
-Diminua o uso de sacolas plásticas, pela utilização em excesso são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.
-Consuma alimentos produzidos na sua região e da época. Fazendo isso, além de economizar dinheiro e combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.
-Incentive o comércio e o consumo de alimentos orgânicos pois, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura tradicional. Por enquanto os orgânicos são caros, porque há pouca procura, mas aumentando a demanda os preços poderão cair com o tempo.(2)
-Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o transporte limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa duas vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.
-Proteja as florestas! Em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.
-Tome banho de chuveiro. E de preferência, em 8 a 10 minutos. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.
-Use menos água quente. Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.
-Pendure a roupa lavada ao invés de usar a secadora. Assim pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.
-Cozinhe com fogo baixo seus alimentos. Não adianta, por mais que aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.(3)
(1)Preservação do Meio Ambiente exige conscientização
(2)http://paginas.ufrgs.br/sga/SGA/politica
(3)http://www.greenpeace.org/brasil/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário