terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cicero Guedes dos Santos, Presente!


Cícero um líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio de Janeiro, era assentado desde 2002 no sítio Brava Gente, no assentamento Zumbi dos Palmares, além de coordenador da ocupação do MST na Usina Cabaíba. Na última sexta feira 25 foi encontrado morto, atingido por diversos tiros na cabeça, na estrada da Flora próximo ao Assentamento Oziel Alvez em Cambaíba , . 

Assíduo integrante da Feira de Produtos Agro-Ecológicos, um projeto iniciado em 2006,  que ocorre todas as terças feiras, durante o período letivo, em um ambiente das dependências da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Nesta feira, agricultores do assentamento Zumbi dos Palmares comercializam produtos orgânicos, mecanismo que ajuda na economia e escoamento da produção de agricultores familiares. Cícero era uma referência na construção do conhecimento agroecológico tanto entre os companheiros de Movimento como também entre estudantes e professores da UENF, com os quais colaborava.



 Apoiou a mobilização dos catadores do lixão da Codin, na quarta feira 16 de janeiro, identificando-se com o problema de quem tinha encontrado uma forma de sustento, recuperando material reciclável antes de ser enterrado no aterro controlado da Codin. Hoje, mais de 400 trabalhadores, sem lixo após o fechamento do aterro estão a procura de um sustento que considere sua atividade, de catador, e suas limitações: idosos, dificuldades de mobilidade, entre outras dificuldades. 

Chama muito a atenção e preocupam as estatísticas contidas no último relatório da Comissão Pastoral da Terra [2]. Nele são referidas que o número de conflitos pelo acesso a terra, pelo acesso a águas ou pelo trabalho forçado rural cresceu em 15%,  enquanto as ameaças de morte aos camponeses subiu em mais de 150% do 2010 para o 2011.

PELO FIM DA IMPUNIDADE DOS MANDANTES E ASSASSINOS DAS LIDERANÇAS POPULARES! 
POR UM BRASIL JUSTO E SOLIDÁRIO!

[1] http://www.mst.org.br/content/cicero-guedes-coordenador-da-ocupacao-na-usina-cambahyba-e-assassinado-no-rio
[2]http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/cicero-guedes-lider-do-mst-e-assassinado-no-norte-fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário