sábado, 19 de janeiro de 2013

REIVINDICAÇÃO: Coleta Seletiva com participação dos Catadores e Qualificação para Catadores

No último 16 de janeiro na cidade de Campos dos Goytacazes houve uma mobilização dos catadores que perderam a fonte de trabalho com o fechamento do "lixão" da Codin.
Em sábado 16 de junho 2012 o lixão foi fechado para o acesso dos mais de 400 catadores que ali trabalharam de dia, de noite, com sol ou com chuva, por mais de 20 anos.
Nos últimos 10 anos o lixão passou a ser chamado de aterro controlado, em razão de ter uma empresa responsável pela sua administração, por concessão da Prefeitura de Campos. O lixão foi utilizado pela empresa, como antigamente, para depositar a coleta de lixo da cidade. A empresa Queiroz Galvão foi a responsável, pela coleta do lixo desde 2002, e hoje com o nome Vital Engenharia Ambiental S.A. é responsável pela coleta de lixo e varição.
O fechamento aconteceu sem uma preparação, de parte da Prefeitura, para oferecer alternativas para a falta de trabalho iminente dos cidadãos que optaram por ser catadores. A opção de catador foi escolhida pela falta de emprego, condições pessoais e de outras oportunidade, sem reconhecer o grande valor ambiental desse serviço, pois o catador tira os resíduos das ruas, reduz o volume dos lixões e aumenta a vida útil dos aterros.
Nos últimos dias a mobilização dos catadores foi tratado pela mídia e representantes da Prefeitura como mobilização de ex-catadores; deixando a mostra, que ainda há muito para mudar em relação ao trabalho e serviço que prestam estes cidadãos. Eles possuem aquele perfil empreendedor que tanto se aprecia nas empresas, pois encontraram valor onde ninguém o via, hoje reconhecido como Reuso e Desmanche para reciclagem.
  Foto da  manifestação de catadores do lixão da Codin publicado no Jornal Ururau online em 21 de junho 2012 [1]
Os catadores do lixão da Codin merecem o tratamento dado aos 1700 catadores do aterro de Gramacho onde foi oferecida ajuda de custos, curso de capacitação para se associarem como catadores ou outras profissões e uma indemnização pelos anos de trabalho que realizaram e pelos riscos enfrentados no lixão. A cidade de Campos acolhendo a todos seus cidadãos precisa implementar uma coleta seletiva com a inserção de catadores que é possível. E justa.
Para iniciar esta ação colocar em funcionamento a Usina de triagem construida em Codin com os catadores que moram na vizinhança.
[1]http://www.ururau.com.br/fotos_arquivo/21-06-2012_7d3037962e627a3

Nenhum comentário:

Postar um comentário