terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A prática do consumo consciente se inicia com a separação do lixo



Nelson Mandela (1918- 5 dezembro 2013)

No mês de dezembro, a maioria das instituições e empresas fazem um balanço dos resultados do ano que esta terminando e projeta o que se deseja no ano 2014. Para tal, é importante ter foco na comunicação interna, os relacionamentos interpessoais e a relação entre os chefes e os colaborados. Em caso dos pontos levantados não irem bem, não haverá confraternização, só obrigação. No caso do amigo secreto, também, a falta de descontração e de afinidade entre os participantes poderá provocar até situações constrangedoras nada positivas para uma equipe. 
Mas, qualquer que seja o evento que se decida realizar, este é um bom momento para não perder o foco: de continuar praticando  um consumo sustentável. Sendo que esta prática se vê reforçada quando há uma experiencia com a separação dos resíduos que cada uma das atividades humanas produz. 
A seguir relaciona-se umas praticas de consumo consciente, são adaptações elaboradas sobre o artigo Dicas para o Consumo Consciente encontradas em [1].  
- Estar convencido do seu real objetivo quando for fazer uma compra, quer dizer, ter certeza de sua real necessidade.
- Dê preferência para produtos de maior durabilidade e de origem conhecida, ou seja, de fornecedores responsáveis. 
- Dê preferência para produtos de maior durabilidade e de origem conhecida. Procure saber mais do produto, busque se possui certificações (por exemplo, Inmetro, selo Verde, selo de produto orgânico, etc. Saiba sobre suas assistências técnicas e garantias). Assim evita comprar produtos que vem de contrabando.
- Nestas Festas, Natal e dia de Reis Magos, evite muitos embrulhos e embalagens para seus presentes (consumem papel, papelão e fitas em excesso)
- Mude de pensamento: "eu trabalho duro todo dia, eu mereço!"; em relação a compensação de uma semana árdua e tensa de trabalho com um passeio no shopping, adquirindo roupas e acessórios que te fazem sentir mais atraente, ou até mesmo com um artigo de decoração para tua sala. Pense que merece, sim, mais tempo de qualidade junto com a sua família, ter mais tempo livre para fazer exercícios e correr no parque, mais tempo de conversa com os amigos e merece ser feliz!  Como toda criatura do universo o mesmo que as árvores e as estrelas [2] , tem direito a um lugar no planeta ou na galaxia .
Abrace a separação de resíduos e o consumo consciente!

[2] Max Ehrmann (1927) Desiderata (desejos ou aspirações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário