terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cicero Guedes dos Santos, Presente!


Cícero um líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio de Janeiro, era assentado desde 2002 no sítio Brava Gente, no assentamento Zumbi dos Palmares, além de coordenador da ocupação do MST na Usina Cabaíba. Na última sexta feira 25 foi encontrado morto, atingido por diversos tiros na cabeça, na estrada da Flora próximo ao Assentamento Oziel Alvez em Cambaíba , . 

Assíduo integrante da Feira de Produtos Agro-Ecológicos, um projeto iniciado em 2006,  que ocorre todas as terças feiras, durante o período letivo, em um ambiente das dependências da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Nesta feira, agricultores do assentamento Zumbi dos Palmares comercializam produtos orgânicos, mecanismo que ajuda na economia e escoamento da produção de agricultores familiares. Cícero era uma referência na construção do conhecimento agroecológico tanto entre os companheiros de Movimento como também entre estudantes e professores da UENF, com os quais colaborava.



 Apoiou a mobilização dos catadores do lixão da Codin, na quarta feira 16 de janeiro, identificando-se com o problema de quem tinha encontrado uma forma de sustento, recuperando material reciclável antes de ser enterrado no aterro controlado da Codin. Hoje, mais de 400 trabalhadores, sem lixo após o fechamento do aterro estão a procura de um sustento que considere sua atividade, de catador, e suas limitações: idosos, dificuldades de mobilidade, entre outras dificuldades. 

Chama muito a atenção e preocupam as estatísticas contidas no último relatório da Comissão Pastoral da Terra [2]. Nele são referidas que o número de conflitos pelo acesso a terra, pelo acesso a águas ou pelo trabalho forçado rural cresceu em 15%,  enquanto as ameaças de morte aos camponeses subiu em mais de 150% do 2010 para o 2011.

PELO FIM DA IMPUNIDADE DOS MANDANTES E ASSASSINOS DAS LIDERANÇAS POPULARES! 
POR UM BRASIL JUSTO E SOLIDÁRIO!

[1] http://www.mst.org.br/content/cicero-guedes-coordenador-da-ocupacao-na-usina-cambahyba-e-assassinado-no-rio
[2]http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/cicero-guedes-lider-do-mst-e-assassinado-no-norte-fluminense

sábado, 19 de janeiro de 2013

REIVINDICAÇÃO: Coleta Seletiva com participação dos Catadores e Qualificação para Catadores

No último 16 de janeiro na cidade de Campos dos Goytacazes houve uma mobilização dos catadores que perderam a fonte de trabalho com o fechamento do "lixão" da Codin.
Em sábado 16 de junho 2012 o lixão foi fechado para o acesso dos mais de 400 catadores que ali trabalharam de dia, de noite, com sol ou com chuva, por mais de 20 anos.
Nos últimos 10 anos o lixão passou a ser chamado de aterro controlado, em razão de ter uma empresa responsável pela sua administração, por concessão da Prefeitura de Campos. O lixão foi utilizado pela empresa, como antigamente, para depositar a coleta de lixo da cidade. A empresa Queiroz Galvão foi a responsável, pela coleta do lixo desde 2002, e hoje com o nome Vital Engenharia Ambiental S.A. é responsável pela coleta de lixo e varição.
O fechamento aconteceu sem uma preparação, de parte da Prefeitura, para oferecer alternativas para a falta de trabalho iminente dos cidadãos que optaram por ser catadores. A opção de catador foi escolhida pela falta de emprego, condições pessoais e de outras oportunidade, sem reconhecer o grande valor ambiental desse serviço, pois o catador tira os resíduos das ruas, reduz o volume dos lixões e aumenta a vida útil dos aterros.
Nos últimos dias a mobilização dos catadores foi tratado pela mídia e representantes da Prefeitura como mobilização de ex-catadores; deixando a mostra, que ainda há muito para mudar em relação ao trabalho e serviço que prestam estes cidadãos. Eles possuem aquele perfil empreendedor que tanto se aprecia nas empresas, pois encontraram valor onde ninguém o via, hoje reconhecido como Reuso e Desmanche para reciclagem.
  Foto da  manifestação de catadores do lixão da Codin publicado no Jornal Ururau online em 21 de junho 2012 [1]
Os catadores do lixão da Codin merecem o tratamento dado aos 1700 catadores do aterro de Gramacho onde foi oferecida ajuda de custos, curso de capacitação para se associarem como catadores ou outras profissões e uma indemnização pelos anos de trabalho que realizaram e pelos riscos enfrentados no lixão. A cidade de Campos acolhendo a todos seus cidadãos precisa implementar uma coleta seletiva com a inserção de catadores que é possível. E justa.
Para iniciar esta ação colocar em funcionamento a Usina de triagem construida em Codin com os catadores que moram na vizinhança.
[1]http://www.ururau.com.br/fotos_arquivo/21-06-2012_7d3037962e627a3

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

MANIFESTAÇÃO DE APOIO AOS CATADORES DE CAMPOS E PELA COLETA SELETIVA INCLUINDO-OS

Convidamos a participar conosco da manifestação em apoio aos catadores e à implantação da coleta seletiva com a participação dos catadores da cidade de Campos. Uma coleta seletiva assim gerenciada, viria a ser uma política pública de inclusão produtiva recomendada pela Lei 12305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos em contrapartida ao fechamento dos lixões e ao conseqüente desemprego dos catadores tradicionais: os autônomos ou os que desejam organizar-se em associações-ou-cooperativas.
Também lembrar aos responsáveis da Prefeitura para o cumprimento dos compromissos em relação à 6° parcela, de ajuda de custos oferecida, no valor de um salario mínimo; ao funcionamento da Usina de Triagem em Codin, prometida para junho de 2012 com a incorporação de catadores do lixão da Codin e ao cumprimento da implantação de Coleta Seletiva Solidária [1].
A manifestação será no dia 16/janeiro, quarta-feira, a partir das 10h na Praça São Salvador.
Foto da manifestação de catadores do lixão, fechado, da Codin em 7 de julho publicado no Jornal Ururau online [2]
Esta manifestação é apoiada pela UFF, que é parceira deste movimento através de um Projeto de Extensão coordenado pela Professora Érica Almeida e pela UENF por meio do Projeto de Extensão, responsável pela Coleta Seletiva no seu campus, desde 2005, sob a coordenação dos responsáveis deste Blog.
No local serão recolhidas as assinaturas para um abaixo-assinado solicitando a coleta seletiva com a participação dos Catadores no município.
[1]a coleta seletiva solidária propõe a separação dos resíduos recicláveis descartados na fonte geradora (nos domicílios ou nos órgãos públicos), e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.
[2]http://www.ururau.com.br/cidades23510