domingo, 30 de dezembro de 2012

2013 ano para avaliar a Lei 12305/2010: Política Nacional de Resíduos Sólidos

A organização não governamental – Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), que reúne 41 grandes corporações, fundado em 1992, em seu Boletim Cempre Informa No 124, publicado em agosto 2012, relatou o resultado da primeira pesquisa Ciclosoft após dois anos da vigência da Lei Federal 12305 - PNRS: o número de prefeituras com coleta seletiva saltou 73%, ou seja de 443 para 766 municípios que declararam realiza-la [1] e [2]. Mas é bom lembrar que todos devemos fazer a nossa parte, pois não são poucos os desafios para consolidarmos a implantação da coleta seletiva, a efetiva inclusão dos catadores e eliminar os lixões em um país que precisa de melhoras nos índices de qualidade na saúde, no saneamento básico e na educação.
Depende de cada um dos cidadãos fiscalizar que a separação do lixo, efetuada nos domicílios e instituições  seja devidamente encaminhada para a coleta seletiva, a reciclagem e/ou ao descarte correto; visando diminuir o consumo de recursos naturais e poluição e a inclusão econômico-social dos catadores.
Ver que nos caminhões da coleta "seletiva" de lixo se misturam com o lixo orgânico  desaponta. Ver que o material reciclável coletado por algumas prefeituras, é entregue a empresas de sucata, travestidas de ONGs, e não aos catadores, revolta. Saber que são fechados lixões sem uma real preocupação com os catadores que ali trabalharam por 20 ou trinta anos, desanima. Mas, depende de nós cobrar aos prefeitos e autoridades ações que respeitem as leis (a PNRS), o cumprimento das promessa de campanha e resultados concretos em relação
 ao lixo e ao saneamento básico!
Ambientes do local construído para a usina de triagem de materiais recicláveis, em Codin ao lado lo "lixão" fechado, e sem utilização [3]
Para finalizar uma última informação. A ONU decidiu que 2013 será o Ano Internacional da Cooperação pela Água, o objetivo é divulgar mundialmente dados sobre a água, forma de utilizar, respeito pelo recurso, informações sobre desperdício e poluição e promover a sensibilização pela causa no planeta no ano internacional e no Dia Mundial da Água, 22 de março de 2013 [4]. Acompanhando esta decisão, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) eligiu o 2013 como Ano Internacional da Quinoa, segundo o diretor geral da FAO a quinoa "é o único alimento vegetal que tem todos os aminoácidos essenciais, microminerais e vitaminas para a vida, além de não conter glúten. Um verdadeiro tesouro latino-americano para todo o mundo”. Complementando esta firmação, estudos mostraram a capacidade desse cultivo de se adaptar à seca, a solos pobres e diferentes alturas [5].
[1]http://cempre.tecnologia.ws/ci_2012-0708.php
[2]http://www.cempre.org.br/Ciclosoft2012.pdf
[3]http://zacariasalbuquerque.blogspot.com.br/2012/04/flash-do-secretario-na-usina-de.html
[4]http://www.unwater.org/watercooperation2013/
[5]http://www.onu.org.br/fao-elege-2013-como-ano-internacional-da-quinoa/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário