quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Consumo consciente e as Três R's nas celebrações de Final de Ano

Pensar antes de comprar. Pensar na necessidade e nos resíduos da compra antes de comprar. Avaliar a procedência do produto é uma atitude cidadã e atual! É responsabilidade social e ambiental.
Reduzir o desperdício, reutilizar sempre que for possível antes de destina-lo para a lixeira, e separar para a reciclagem os produtos (pré-reciclar) que se desejem descartar são ações antigas, praticadas antes de conviver com a obsolescência programada das industrias dos produtos urbanos. Porém, a história das coisas não acaba quando as destinamos pro lixo. Tampouco acaba a nossa responsabilidade!


As duas primeiras fotos são da árvore de Natal confeccionada em 2011 e as duas últimas neste ano. Um trabalho coletivo da equipe do Projeto de Extensão 2012

É na gestão do lixo, tratado como parte do saneamento básico, que aparece a oportunidade de incorporar a aplicação das três R's novamente. Os termos gestão dos resíduos sólidos, a gestão ambiental devem ser entendidos como as atividades administrativas e operacionais, tais como, planejamento, direção, controle, alocação de recursos e outras realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, quer reduzindo ou eliminando os danos ou problemas causados pelas ações humanas, quer evitando que eles surjam (parafraseando o BARBIERI, 2006[1]).
Arte com teclas, confecção coletiva da equipe do Projeto de Extensão 2012: Rumo a Gestão Ambiental na UENF [2]
A indústria da reciclagem apresenta uma cadeia produtiva que começa com a coleta do material reciclável descartado. No melhor caso, por cidadãos que separam seus resíduos, então é uma coleta seletiva. No pior caso, retirados de lixeiras que contem lixo misturado, após triagem. Atividade que ficou com o catador de lixo. Logo vem a venda, em escala, dos materiais prensados que são entregue nos locais, onde funcionem as industrias de recuperação do material; por exemplo: latinhas de alumínio de bebidas, vidros triturados por cores, etc.
No evento Expocatadores 2012, foram divulgados alguns números do mercado da reciclagem:

- No Brasil são mais de um milhão de catadores de materiais recicláveis.

- Os catadores são responsáveis pela coleta de 90% de tudo o que é reciclado hoje no país.

- O catador tira o lixo (materiais recicláveis) das ruas diminuindo seu volume e aumentando a vida útil dos aterros.

- O catador é um bom agente ambiental porque chama a atenção do cidadão para os materiais úteis no lixo, foco de sua atividade, ainda marginalizada.

- A reciclagem no Brasil e menor ao 10% sendo na USA e na Europa 40%.
A inclusão social e econômica dos catadores, elo importante da indústria da reciclagem, virá da organização ao qual eles queiram chegar e da preparação necessária para enfrentar o mercado. Aprimoramento e vontade de apreender para trabalhar coletivamente. para ganhar escala, e aproveitar as oportunidades contidas nas leis Federais: Lei 12305/2010 da Política nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e Decreto Lei 7404 que regulamenta o PNRS.
Portanto, nestas celebrações de Final de Ano teremos mais uma oportunidade para a reflexão acerca do verdadeiro significado dessas comemorações e de repensar os próprios hábitos de consumo além de contribuir para a mudança dos padrões de produção vigentes. Por um consumo consciente e a pratica das Três R's!

[1] BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial: Conceitos, Modelos e Instrumentos. São Paulo: Editora Saraiva 2006.

[2] Inspirado no painel apresentado no Forte de Copacabana em outubro 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário