domingo, 23 de dezembro de 2012

O Catador de Residuos Recicláveis diminue o lixo das ruas e aumenta a vida útil dos aterros

Na sexta-feira 21 a presidente Dilma Rousseff participou da cerimônia de celebração do Natal dos Catadores e da População em Situação de Rua, em São Paulo [1]. Foi assim, em 2011, como em 23 de dezembro em 2010 quando, o então presidente Luis Ignacio da Silva participara, em companhia dela, dessa celebração e alí assinara o Decreto Lei 17404/2010 que Regulamenta a Lei no 12.305 de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, criou o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa.
Nos últimos anos houve um avanço significativo na criação e implantação de políticas públicas e de governo que fortalecem os catadores, suas organizações e instrumentos de trabalho. Mas, é necessário contar com cidadãos conscientes, proativos, educados e mobilizados para a coleta seletiva! Ao mesmo tempo, na administração municipal ter órgãos gestores de resíduos sólidos qualificados, preferencialmente constituídos na forma de consórcios públicos a implantar o modelo de gestão de resíduos sólidos preconizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e um setor empresarial disposto a constituir uma gerenciadora com atuação nacional, semelhante ao INPEV, instituição brasileira privada que recupera mais de 90% de todas as embalagens pós consumo de agrotóxicos [2].

Cartão do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Reciclaveis 2012

Ao valorizar o trabalho do catador reflete-se sobre a história dos materiais descartados o "lixo", que nao temina nas lixeras o depósitos onde são colocadas em domicilios e serviços; logo após serão coletados pelos garis em horário definido. Então, é o inicio da cadeia de ações que manterá: limpa uma cidade, longe os vetores de doenças que se alimentam da decomposiçao do lixo, longe a poluição quando se faça a triagem da coleta seletiva pelos catadores, a redução do consumo da natureza!
Há materiais recicláveis suficientes para resgatar centenas de milhares de seres humano. Conclamamos com o Movimento Nacional de Catadores de Materia Recicláveis a luta contra a incineração, uma alternativas de gestão muito mais cara, a que mais provoca impactos e riscos ambientais e à saúde pública, a que menos gera postos de trabalho e a que tira dos catadores materiais de alto poder calorífico como papéis, papelões e plásticos. Cada tonelada instalada de incineração nos afasta da construção de programas de coleta seletiva efetivos e da possibilidade de integração de centenas de milhares de catadores [3].

[1]http://direct-connect.projetobr.com.br/blog/luisnassif/dilma-celebra-natal-com-catadores-em-sp

[2]http://www.daep.com.br/principal/mostra_noticia.php?codigo=476

[3]Comentario de Dan Moche Schneider em [1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário