quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ExpoCatadores 2012: um Seminário sobre Resíduos Sólidos e Encontro Nacional e Internacional de Catadores de Materias Recicláveis

Hoje se iniciou o evento Expocatadores 2012, em Sao Paulo. No debate Política Nacional de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos, que fechou a programação do auditório 3 na tarde do primeiro dia da ExpoCatadores 2012, ressaltou-se a importância da difusão de informações e da formação de base em toda a sociedade. Principalmente a divulgação da prática da separação dos resíduos, com a finalidade de Reuso e Reciclagem a semelhança do que se pratica quando se trata de objetos caros em desuso (por exemplo, computadores, televisores, motores, etc.)
Logotipo do Evento divulgado pelo MNCR [1]
No debate se destacou que o Estado de São Paulo desde 2006 tem uma Lei de Política Estadual de Resíduos Sólidos, antes mesmo da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Federal 12305/2010. Assim como o Estado de Rio de Janeiro desde março de 2007 o Decreto 40645 que Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Porém pouco é fiscalizado e colocado em prática.
A arquiteta e urbanista Nina Orlow, que integra a Rede Nossa São Paulo e Rede das Agendas 21 de SP, apresentou seis prioridades selecionadas pelo Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), para conseguir implantar efetivamente as leis sobre Resíduos Sólidos e Educação Ambiental :
1. Educação para o consumo sustentável;
2. Compras públicas sustentáveis;
3. Agenda ambiental na administração pública (o próprio funcionário público deve ser referência);
4. Aumento da reciclagem de resíduos sólidos;
5. Varejo sustentável;
6. Construções sustentáveis.
Pensar e administrar a coleta de lixo gerado pela população depende de dispor uma boa estrutura de saneamento básico que precisa de ações e definição política em prol do meio ambiente e da educação de cada um dos cidadãos cientes de sua responsabilidade na coleta e encaminhamento corretos.
Como muitas vezes divulgado neste blog, Luciana Lopes, coordenadora do Programa de Resíduos Sólidos no Instituto de Projetos e Pesquisas Sociambientais (IPESA) manifestou que o sistema de coleta do lixo é um tripé: do comprometimento da população, da triagem e do encaminhamento dos materiais para comercialização e de uma logística adequada para recolhimento dos materiais. Neste tripé se destaca o trabalho do catador quem é um importante elo da coleta seletiva do lixo e da cadeia produtiva da reciclagem!
[1] http://www.expocatadores.com.br/palestra-sobre-educacao-ambiental-ressalta-a-importancia-de-uma-sociedade-bem-informada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário