quarta-feira, 1 de maio de 2013

1 de MAIO: DIA do TRABALHO



No Brasil a partir de 1895 foi comemorada a data do 1 de maio como Dia do Trabalho onde se festeja ao Trabalhador em reconhecimento ao seu poder de organização para lutar por legislações trabalhistas, normas, regras de trabalho e principalmente pelo valor de sua participação no desenvolvimento das empresas, países ou regiões. É, após trinta anos, em 1925, que esta data tornou-se feriado nacional oficialmente, logo da criação de um Decreto do então presidente (entre 15/11/22 2 15/11/26) Artur da Silva Bernardes [1]. 

Este blog parabeniza o Trabalhador lembrando a frase "O trabalho é essencial para a vida do ser humano não só como seu meio de subsistência, mas também como fonte de sua realização, possibilitando-lhe servir à comunidade, sentir-se produtivo e ver conferida à sua existência um sentido útil." Foi retirada do artigo titulado TRABALHO JUSTO – INSTRUMENTO DE CIDADANIA [2].

Nessa linha, ressalta-se o serviço prestado pelo trabalho dos  catadores de materiais recicláveis, segundo dados do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) no Brasil existe mais de um milhão de pessoas que trabalham como catadores, deles 85.000 pertencem ao MNCR. Os catadores são responsáveis pela coleta do 90% de tudo que é reciclado no Brasil em condições difíceis e mal pagos [3].

A seguir relacionamos algumas atividades realizadas e a ser realizadas na luta dos catadores.
  • I SEMINÁRIO COOPCENT-RO É DIA 30/04 EM CACOAL-RONDÔNIA
A COOPCENT tem a honra de convidar a todos para o I SEMINÁRIO que vai acontecer no dia 30/04 em Cacoal, na oportunidade a prefeitura local vai assinar oficialmente o termo de adesão a rede. 37 Municípios estão envolvidos, aproximadamente mil catadores beneficiados diretamente, acabou a figura do atravessador para esses catadores, projeto de recicladora já esta em andamento, escritório de negócios já esta funcionando a todo vapor em Ji Parana. Agradecemos a todos os parceiros e colaboradores por esse grande projeto, neste momento também destaca-se a empresa parceira, FOX PNEUS. OBRIGADO A TODOS e vamos a luta.
  • INCINERAÇÃO NÃO! COLETA SELETIVA e INCLUSÃO SOCIAL, SIM!
MOBILIZE SUA ENTIDADE! ORGANIZE SUA CARAVANA!Dia: 06 de maio (Segunda- Feira) 
07h30min – CONCENTRAÇÃO DA MARCHA EM FRENTE AO CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA POPULAÇÃO DE RUA E CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.
Rua Paracatu, 969 – Barro Preto (Próximo da Avenida Amazonas) - Belo Horizonte
08h30min – MARCHA PELA COLETA SELETIVA COM INCLUSÃO DOS CATADORES.
09:30 min – AUDIÊNCIA PÚBLICA E DEBATE SOBRE A PROPOSTA DE PARCERIA PÚBLICO PRIVADO (PPP) na Região Metropolitana de Belo Horizonte. ALMG




Realização:
Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR
Movimento Nacional do Povo da Rua - MNPR
Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA
Pastoral Nacional do Povo da Rua
Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e dos Catadores de Materiais Recicláveis – CNDDH


Informações: 31.3295.7270 (INSEA-MNCR)
3250.6360/ 32506291 (CNDDH/PSR/CMR)
E-mail: insea@insea.org.br 


[1] http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-mundial-do-trabalho-4.php
[2]Desembargador Tarcísio Alberto Giboski http://www.trt3.jus.br/download/artigos/pdf/14_trabalho_justo.pdf
[3] http://www.expocatadores.com.br/expocatadores/numeros-do-mercado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário