terça-feira, 7 de maio de 2013

Mobilização de Catadores, Belo Horizonte, pela Coleta Seletiva Solidária sem Incineração


Em Belo Horizonte, o dia 6 de maio, catadores mineiros marcharam contra a incineração do lixo. A razão deste movimento foi que, nessa data na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, aconteceria uma Audiência  Pública sobre Parceria Publico Privada (PPP) que destina a gestão dos resíduos sólidos para a iniciativa privada [1]. 

Nessa sessão de levantaria a proposta polemica que deixa as empresas em aberto a escolha de qual tecnologia usar para a destinação final dos resíduos.  
O temor dos catadores é que a PPP ameace a política de incentivo a coleta seletiva solidária, feita pelo trabalho das cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. A incineração de resíduos é uma tecnologia que compete com a reciclagem, pois necessita da queima de resíduos com maior poder calorifico (papéis  e plástico) para conseguir gerar energia sem a necessidade de adição de combustível.  
Foto extraída do Blog do MNCR Sudeste [1]
No entanto, há também uma consciência do risco ambiental e a saúde humana resultante da adoção da incineração do lixo, seja pela necessidade de maior extração de matérias primas, seja com a emissão de gases potencialmente cancerígenos, além disso pesquisas do Consórcio Indústria-Universidade, denominado Conselho de Pesquisa em Tecnologia de Geração de Energia a Partir de Resíduos (CONGENERES), mostrarem que após a reciclagem e a compostagem a incineração aparece como uma opção de gerenciamento sustentável dos resíduos[2].

Foto extraída do Blog do MNCR Sudeste [1]
Na Assembleia Legislativa, especialistas da área de resíduos, catadores e promotores públicos confrontaram os representantes do Governo Estadual em relação aos riscos da incineração ser adotada no Estado. Ao final dos debates a Secretaria de Estado de Gestão Metropolitana se comprometeu a adotar medidas que impeçam a adoção da incineração como tecnologia de destinação final dos resíduos. Uma outra conquista conseguida foi de que será apresentado Projeto de Lei proibindo a incineração como destinação final de resíduos sólidos em todo o Estado de Minas Gerais [1].

[2] WtERT-Brasil: Gerenciamento Sustentável de Resíduos  http://www.wtert.com.br/home2010/quem.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário