sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, por uma Coleta Seletiva potencializada por Catadores em Campos dos Goytacazes!

Lembrar do Meio Ambiente nesta semana será fácil. Os jornais, a televisão e as instituições de ensino lembraram da data, que começou a ser celebrada desde 1972, na abertura da Conferencia de Estocolmo, tornando-se um dos principais veículos das Nações Unidas para estimular a consciência da população mundial sobre sua relação com a natureza e consequentes limites do planeta.
Refletir sobre as atuais tendencias do crescimento da poluição, produção de alimentos e redução dos recursos naturais conduzem a  buscar formas de preservar o meio ambiente, a Terra, destacando-se a relação entre a economia, tecnologia , sociedade e política. Portanto, se faz necessário mudanças de posturas de governos, empresas, instituições e de cada ser humano com relação ao meio ambiente. Mudanças para um desenvolvimento sustentável! 

Este ano o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente  (PNUMA) celebrará  esta  data  com o tema Pensar-Comer-Conservar: Diga Não ao DesperdícioA Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), parceira do PNUMA na campanha, informa que 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora por ano. Junto desta perda a produção global de alimentos ocupa 25% das terras habitáveis e que a agricultura é responsável por 70% do consumo de água potável, 80% do desmatamento e 30% das emissões de gases estufas [1].

Inseridos na campanha para minimizar e evitar desperdícios de recursos naturais, este blog quer lembrar do trabalho do catador de materiais recicláveis. Eles, com seu serviço, ensinaram a olhar no lixo uma oportunidade de trabalho, de renda e de sustentabilidade ambiental, pois tiram resíduos das ruas, reduzem o volume que chegaria aos aterros e aumentando sua vida útil. Além disso, pode-se identificar a conexão econômica, social e política quando algumas Prefeituras os desconhecem como classe de trabalhadores, dificultando-lhes sua participação na Coleta Seletiva Municipal, que contratam, desconhecendo a Lei Federal 12305/2010 e a sua regulamentação estabelecida no Decreto 7401/2010. Tudo isto, embora seja reconhecido que essa Coleta apenas recupera, até, 3% do lixo gerado nas cidades do estado de Rio de Janeiro [2].
As atividades de catador, sem dúvida nenhuma, em galpões, dá a  possibilidade para a inclusão de mulheres, idosos e cidadãos com problemas de mobilidade, sendo ele uma categoria profissional, oficializada na CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, no ano de 2002. 

Reconhecer que os catadores sejam remunerados pelos serviços prestados na cadeia da indústria da reciclagem como o elo, que vem fazendo seu serviço há muitos anos, nas atividades da logística reversa  coletando os materiais descartados após consumo é a atitude e postura que se reivindica na celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Isto é, uma Coleta Seletiva Municipal potencializada por Catadores em Campos dos Goytacazes!


[1] http://www.pnuma.org.br/noticias_detalhar.php?id_noticias=1468
[2] http://www.produtosperigosos.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=2156

Nenhum comentário:

Postar um comentário