domingo, 12 de maio de 2013

Mães, educação ambiental e o problema do lixo.


Nos dias de hoje percebemos de uma forma cada vez mais clara que vivemos numa sociedade, na qual as mães são maioria chefes de suas famílias. Segundo a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), por exemplo, as mulheres chefes de família concentram hoje 61,5 % dos inscritos no cadastro de pretendentes (estão na fila) para imóveis e estão presentes como titulares de cadastro em 84,3% dos questionários aplicados nas áreas irregulares em processo de urbanização [1]. Reconhecido até pela sistemática de funcionamento do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do governo federal, uma de cujas normas prevê que as mulheres sejam priorizadas no atendimento [1], em razão de ser uma das características femininas, a preocupação para com o bem estar dos seus filhos.

Hoje em dia nos deparamos com uma sociedade muito consumista tendo como uma das consequências a  produção excessiva de lixo que, poderia ser reduzido (com planejamento antes das compras) e reutilizado (fazendo-se separação dos materiais destinados ao descarte). Essas atitudes para redução do lixo e a reutilização e reciclagem são hábitos necessários de serem aprendidos,  portanto é na vida em família um bom momento para começar com a educação ambiental e prática das ações em prol do ambiente com seus filhos, pois a maior herança que pode ser deixada é um planeta capaz de fornecer todas as bondades que a natureza provê, conservado-o e com meios sustentáveis de aproveitá-lo.

Neste domingo 12 de maio ao comemorar-se o Dia das Mães, lembrar do nome reconhecido pelas tradições indígenas ao redor do mundo. Nelas a Terra era vista como um ser vivo que proporcionava a existência aos povos da floresta e a todas as demais criaturas, era a matriz, a origem a partir da qual tudo nasce, a mãe-primeira. Por este passado a Organização das Nações Unidas - ONU, em 2009 aprovou renomear a data, 22 de abril, como o Dia Internacional da Mãe Terra [2].
  
Para celebrar o Dia das Mães apresenta-se o exemplo de Dona Aparecida, que criou e cria seus 10 filhos com o dinheiro que ganha na reciclagem, um exemplo de vida que passou por cima das adversidades e buscou no que muitos veem como nada, ou lixo, a solução para sua vida e para a vida de seus filhos. Ela é catadora e faz o trabalho de coleta de materiais recicláveis e pré-reciclagem na Associação Comunitária Aparecida de Reciclagem de Lixo Sociocultural (Acareli), na cidade de São José em Santa Catarina [3].  .

Dona Aparecida e alguns de seus filhos. Foto de Caio Marcelo/Agencia RBS [3]

É claro que esses ensinamentos não devem partir somente das famílias ou das mães, mas deveriam ser acompanhadas com a prática pelas escolas e instituições de ensino e a sociedade como um todo. Entretanto são as mães quem tem um papel muito importante, pois influenciam seus filhos de forma veemente e contribuem intensamente na educação das crianças, pois serão eles que no futuro terão que cuidar do  planeta. Precisamos de pessoas que vejam no lixo as oportunidades de soluções para que o planeta sobreviva respeitando seus ciclos de recuperação e tenha seu futuro preservado.

O planeta conta com a colaboração das mães e da sociedade para a educação ambiental e a sustentabilidade na pratica ao retorno dos cuidados com a natureza, a valorização dos direitos humanos, a preservação das florestas e o fim dos maus tratos aos animais. 

A exemplo de dona Aparecida, hoje, muitas mães catadoras do "lixão" de Codin em Campos, fechado em 16 de junho 2012, vem lutando para seguir com seu trabalho como catadoras na Coleta Seletiva que deve ser implantada na Gestão de Lixo da cidade com a Inclusão dos Catadores do lixão e das ruas da cidade!

Feliz Dia das Mâes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário