domingo, 30 de junho de 2013

O Acordar Político Brasileiro: A força das manifestações nas ruas e a participação dos jovens

Apoiados pelo mesmo meio de comunicação da "primavera árabe", as redes sociais na internet, sociólogos, filósofos, economistas e jornalistas que fazem analise política do país coincidem em chamar as mobilizações, das ultimas três semanas como o despertar de uma consciência política dos jovens, filhos da classe média dos anos 1960 e 1970 ( a "velha classe média na fala de Jens Glüsing, repórter da revista alemã, semanal, Der Spiegel [1]).
FOTO do URURAU Online 20-06-2013, da manifestação chegando a Praza São salvador
No Informativo do  Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR -, do 27 de junho [2], está escrito " Hoje assistimos a grandes manifestações realizadas fruto da organização dessa juventude que vem conquistando a redução da tarifa no transporte em diversas cidades do país. Milhares de pessoas tem ganhado as ruas em solidariedade aos militantes atingidos por atos de violência policial e prisões arbitrárias, além de serem privados muitas vezes de seu direito de livre organização e livre manifestação. A participação popular tomou dimensões gigantescas após a violência policial  atingir os profissionais de imprensa e transeuntes comuns.".
FOTO de Eduardo Knapp, Folha de São Paulo, da manifestação de 14 de junho em São Paulo.. 
  A frase, por nós sublinhada, quer lembrar que desde sua origem , no Fórum Mundial Social de 2005, o Movimento Passe Livre - MPL é universitário. Já na época, lutava pelo direito dos estudantes ao transporte público gratuito o “passe livre estudantil”. O MPL posteriormente, passou a pleitear o passe livre para todos. 


Para o conhecido sociólogo francês Michel Maffesoli, em entrevista  na O Globo online do 22 de junho 2013 [3], sobre os Protestos no Brasil, declara..."Vemos que há uma saturação, um tipo de indiferença (ás organizações), esses jovens não se reconhecem mais num programa, num partido ou sindicato. Não é mais programático e sim, emocional." É uma volta a origem das coisas revolvere que é revolução em latim "Mas (se trata de uma revolução) no sentido etimológico (da origem da palavra) vemos voltar essa ideia de fraternidade, de estar juntos, das tribos." O objetivo é claro "mobilizar energias para alcançar o fim desejado.


Pierre Lévy filósofo francês, em entrevista de 28 de junho 2013 [4],  declara "Há uma nova geração de pessoas bem educadas, trabalhadores com conhecimentos usando a internet e que querem suas vozes ouvidas."


Pode-se afirmar que as mobilizações obtiveram resultados (i) alta das passagens revogadas em Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais além do rebaixamento dessa alta em outras cidades; (ii) derrubada da Proposta de Emenda Constitucional N° 37 (PEC 37), (iii) maior atividade do Congresso que resolveu discutir a aprovação, ou não, de medidas antes quase impossíveis. 
O movimento dos jovens é progressista por natureza, quer derrubar as barreiras entre ricos e pobres, consolidar o poder do povo um fator de importância ímpar e lutar por um país com justiça social, com oportunidades iguais para todos e deverá apreender a lidar contra uma ameaça poderosa que é a manipulação de setores  nada progressistas e  de grande influência na mídia.  


[1]  Encontrado na matéria "O Brasil pelo mundo" de Roberto Kaz, na Revista O Globo do 30-06-2013.
[2] Sobre as mobilizações pelo Brasil http://www.mncr.org.br/box_2/noticias-regionais/sobre-as-mobilizacoes-pelo-brasil
[3] Protestos no Brasil http://oglobo.globo.com/pais/michel-maffesolivejo-esses-movimentos-como-maios-de-68-pos-modernos-8786658
[4] http://oglobo.globo.com/cultura/pierre-levy-comenta-os-protestos-no-brasil-uma-consciencia-surgiu-seus-frutos-virao-longo-prazo-8809714

Nenhum comentário:

Postar um comentário